terça-feira, 17 de março de 2015

Polêmica #9

Hoje é dia de falar abobrinha! Hoje é dia de dizer coisas dracônicas! Hoje é dia de polêmica!

Hoje nós vamos entrar em um campo curioso. Que é a presença feminina nos jogos online. Esse tópico tem aparecido conforme as mulheres tem conquistado presença nos jogos onde o público masculino é dominante. O problema é que isso acaba gerando algumas confusões por aí.

Vamos começar pelas contradições iniciais. Apesar do povo de tecnologia ser majoritariamente masculino, uma das pessoas mais influentes no século dezenove foi Ada Lovelace. Que é uma mulher.

Mas quanto a jogos, se elas eram fãs, definitivamente nunca demonstraram isso. Então o público se tornou majoritariamente masculino, e como os empresários são espertos, eles miraram no público-alvo com a melhor precisão possível. O resultado, não poderia ser diferente, jogos voltados para homens, com todos os seus elementos apelativos.

Então as mulheres chegaram e as coisas começaram a mudar um pouco. Os jogos de aventura passaram a ter a opção de protagonistas femininos. E devido a corretude politica das coisas. Os jogos Multiplayer Online também passaram a ter. E então começou o grande problema, porque alguns homens, através da internet gostam de usar personagens femininos.

Junte isso com outros homens que tentam agradar as mulheres e temos uma receita para o desastre! Nenhum homem acredita mais em mulher de jogo nenhuma! Todas elas são basicamente homens disfarçados para conseguir atenção e coisas de graça a custo da inocência alheia.

Curiosamente quem sofre com isso são as mulheres que querem se juntar a tribo, pois mesmo gostando de jogos, sofrem um preconceito absurdo por parte dos homens. Que passam a ser discrimanadas e precisam fazer coisas um bocado invasivas para provar que são de fato seres do sexo feminino.

Esse tipo de comportamente por parte do público masculino se propagou para os ambientes dos fóruns também. Então agora nem mesmo os fóruns que costumava ser um ambiente mais misto, escapou desse tipo de coisa.

Algumas coisas curiosas surgiram disso, por exemplo, algumas mulheres passaram a adotar personagens masculinos. Especialmente as homossexuais, que acham isso um pouco mais divertido.

O que é realmente estranho nessa história é: Homens gostam de mulheres, então é interessante atrair as mulheres para a tribo. Não seria interessante aumentar a receptividade das mulheres, mesmo facilitando para os(as) aproveitadores(as)? E por fim, por que diabos eles culpam as mulheres por um problema que eles mesmos cometeram?

Ou será que por um acaso, é extremamente importante que exista uma segregação entre cultura masculina e cultura feminista e isto seja apenas uma forma extremamente agressiva de proteção? Afinal, uma mulher dentro do mundo secreto dos homens é, de certa forma, comprometedor.

Realmente não dá pra entender...

4 comentários:

  1. A coisa é mais complicada que isso. Mas ao invés de complicar, vou só dar a minha opinião pessoal restrita:

    Eu tenho um certo preconceito com mulheres que se dizem gamers. Porque existem mulheres que se dizem gamers só pela atenção. Talvez elas não sejam maioria, mas existem.
    Se um homem diz que joga video game, ele é um cara normal. Portanto um cara que não joga video game não tem motivos para dizer que joga. A não ser que seja "parecer normal".
    Agora, as mulheres nunca se mostraram fãs dos games, como os homens. Tanto que o mercado foi engolido por produtos voltados quase que exclusivamente para o público alvo masculino. Então uma mulher que goste de games é algo diferente, interessante, que chama a atenção.
    Portanto, mulheres têm um motivo para dizer que gostam de games mesmo que não gostem. E o motivo não é "parecer normal", pelo contrário, o motivo é "ganhar vantagem sendo diferente".

    Então... Sempre que uma mulher diz que gosta de games, eu fico com o pé atrás. O meu instinto inicial realmente é soltar uma avalanche de perguntas sobre video games em cima dela, e apontar um dedo acusatório assim que ela errar uma delas. Mesmo sabendo que qualquer gamer normal do mundo poderia errar, inclusive eu.
    Eu não faço isso... Mas sempre fico desconfiado até notar demonstrações de interesse espontâneas e recorrentes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade as mulheres não necessariamente ganham alguma coisa falando que jogam coisas. A sociedade em grande parte ainda considera os gamers uns esquisitões, apesar de isso estar mudando, especialmente por causa do conceito de gamification.

      Então uma garota que fala que gosta de jogos está automaticamente se taxando de esquisitona, e as mulheres tendem a ser muito mais cruéis com aquelas que não se encaixam nos grupos, vide "Meninas Malvadas", que apesar de ser ficção, dizem que captura bem essa realidade feminina.

      Então particularmente não vejo nenhuma vantagem em ser diferente aí.

      Acho também que mesmo que o interesse dela não seja tão profundo quanto de um gamer real. É dever dos gamers mostrar pra ela que o universo gamer pode sim ser um lugar muito legal.

      Mas se ela recusar, aí você não pode simplesmente desprezá-la por isso. Ela é um ser humano como você, só não tem interesses tão profundos na mesma coisa.

      Excluir
  2. Eu só tenho uma coisa a dizer sobre isso: "Uuuuuuuuuh"

    Espero que tenham entendido =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. http://fc09.deviantart.net/fs70/f/2014/108/6/1/aromatisse_by_gijinkatrainer-d7f09dj.png

      Aromatizei o lugar =)

      Excluir