Somar parece uma coisa fácil, mas quando a soma fica grande, a gente passa pro computador, não é?
E essa integral que era a logo antiga não vai resolver o seu problema.
Eu sei, eu sei que estou relaxando com os posts de matemática, mas isso é difícil de escrever. Não porque não tenha uma ferramenta útil o suficiente, mas porque tornar matemática algo um pouco mais lúdico usando apenas palavras é um trabalho para gênios como Ian Stewart e Leonard Mlodinow.
Eu sou apenas um gnomo perto desses magos.
Mas eu sou teimoso pra cacete e cá estamos nós fazendo mais uma tentativa das 3 que eu estou devendo, e hoje eu vou falar um pouco sobre o algoritmo de soma. Todo mundo já deve estar acostumado ao famoso vai 1. Organizar as casas decimais e somá-las fazendo o famoso vai 1 é uma técnica realmente poderosa e dá certo.
Dá tão certo que até os computadores a usam.
Sim, os computadores também fazem o famoso vai 1, também conhecido em inglês como "carry", e daí você pode trocar todas as suas Carries por Carry e vai fazer um gigantesco algoritmo de soma fazendo diversos vai 1.
Da mesma forma que você, os computadores também fazem notação posicional. Só que eles fazem em binário e você faz em decimal. Agora veja, você faz isso a tanto tempo que provavelmente nunca deve ter parado pra pensar: Será que existe outra forma de somar?
E a resposta é: Sim! Existe. Só que ela é terrívelmente ineficiente e faria com que as pessoas ou computadores demorassem séculos para fazer qualquer cálculo. É uma forma bastante intuitiva até. Veja bem, você sabe contar, não sabe? Você sabe que os números naturais tem uma ordem(vamos nos ater a soma de naturais), e que eles possuem antecessor e sucessor, e sabe quem é o antecessor y e sucessor z de
Agora pegue duas parcelas A e B:
Calcule o sucessor de A e o antecessor de B, certamente você pode dizer que por adicionar e retirar 1:
Agora faça isso até que B se torne 0. Quando B se tornar 0 você vai ter o valor da soma em A.
Resolve seu problema? Resolve. É rápido? Não. Na verdade todas as operações possuem algoritmos para serem executadas, pois em um nível abstrato, você conseguiria todas as respostas instantaneamente, porém isso não é verdade porque mesmo as máquinas precisam executar algoritmos de cálculo para encontrar as respostas.
Somar pode ser simples, mas será que não existe outra forma de somar coisas?
Eu acho que eu me perdi em algum sucessor ou antecessor ali de cima, mas tah valendo.
ResponderExcluirA brincadeira é simplesmente mostrar que você chega no mesmo resultado andando de 1 em 1. É muito menos eficiente, mas funciona.
ResponderExcluir