- Minimalist Arena (MinArena)
- Rpglogia
- RAthena Server
Esse não é um dos casos em que nós meio que reinventamos a roda pra fazer alguma coisa. Na verdade existe uma equipe trabalhando já sobre o RAthena, apesar do código estar aberto pelo github. Logo qualquer um pode gerar seu servidor hackeado de Ragnarok Online, apesar de não ser tão simples fazê-lo.
O legal da galera que fez o RAthena é que ele pode ser instalado tanto em um Linux ou em um Windows você pode hospedar o servidor em um Linux sem problema que o cliente no Windows vai continuar acessando perfeitamente.
Mas fazer o servidor funcionar tem sido um problema. Apesar do servidor ser muito menos complexo do que o jogo em si, sincronizar os dois tem sido um problema, mas eu continuo na luta para tal, mas o que diabos torna a configuração do servidor tão complicada assim?
Vamos lá, a configuração do servidor é feita através de muitos arquivos, e o cliente tem que ter as informações que possuem nos arquivos do servidor. Em especial, o endereço do servidor e a versão dos pacotes que estão sendo utilizados. Caso contrário o servidor simplesmente rejeitará a entrada do cliente.
O interessante sobre o projeto RAthena é você entender um pouco como o servidor de Ragnarok funciona. É muito curioso você ver todas as informações dos inimigos guardadas em um banco de dados hospedado em um MySQL.
Então como você faz para arranjar isso? Tem que compilar a coisa toda do fonte. Você pode baixar todo o código pelo github deles aqui: https://github.com/rathena/rathena. Se você não sabe como compilar, fique tranquilo pois o visual studio faz tudo para você. E fique tranquilo porque estamos em 2013 e agora o Visual Studio é gratuito! Finalmente o Bill Gates quer que as pessoas façam programas para o Windows.
Lembrando que você também irá precisar instalar um servidor de banco de dados MySQL.
Depois disso você precisa configurar um cliente. E aí que você começa a ver que a versão dos pacotes é um problema. Cada versão do ragnarok gerado pela galera independente utiliza pacotes diferentes para executar as ações dentro do servidor. Então começa a brincadeira de ter que escolher a versão do cliente que você vai baixar e escrever o arquivo de pacotes corretamente.
Bom, eu continuarei aqui tentando fazer o projeto funcionar para brincar um pouco, e quem sabe eu não chamo você para a brincadeira?
Abraços!
Nenhum comentário:
Postar um comentário