Aviões são meios de transporte extremamente seguros. Tão seguros que, pelas estatísticas, é mais dificil você morrer em um avião do que em um acidente de carro. Mas quando eles falham, as tragédias vão parar nos jornais do mundo inteiro.
E dessa vez não foi diferente. Isso acontece porque um acidente em um avião tem proporções muito maiores do que acidentes de carros. Se uma pessoa tem vinte amigos, vinte pessoas irão chorar se ela morrer em uma batida, já se 100 pessoas morrerem na queda de uma aeronave...
O que sabemos do acidente até então?
No dia 24 de Março. Um Airbus A320 da Germanwings caiu nos Alpes franceses. O avião desapareceu do radar e perdeu a comunicação com as diversas estações existentes na Europa. O avião entrou em queda livre por 8 minutos antes de se chocar contra as montanhas.
A Germanwings rapidamente entrou em ação pelo site dela. Então se você quiser estar um pouco mais a par do que está acontecendo, você pode acessar https://www.germanwings.com/en/information/current-information.html. Lá também há linhas telefônicas especificas para que os parentes possam ligar e entrar em contato com a empresa.
Uma caixa preta já foi encontrada, porém danificada. A carcaça do avião foi pulverizada. Até agora, nenhum sobrevivente. A mídia já está lá tentando descobrir alguma coisa, porém devido ao difícil acesso a região, ainda não há muitas respostas sobre o ocorrido.
Quem é Germanwings?
Germanwings é uma companhia fundada como um ramo da Eurowings em 1994, em 2002 se separou e se tornou independente, mas acabou sendo comprada pela Lufthansa em 2009, que agora detem todas as ações. Então se em algum momento você ler Lufthansa ao invés de Germanwings no meio do caminho, não se espante.
A empresa faz vôos de curtas distâncias geralmente dentro da Europa. Veja você que o trajeto que esse vôo estava fazendo seria o de Barcelona-Dusseldorf. Enquanto a própria Lufthansa iria se dedicar a fazer os vôos mais longos. Note que a Lufthansa é dominante no mercado de viagens aéreas na Alemanha.
Sabemos também que o avião se desviou um bocado da rota planejada. De acordo com as imagens divulgadas, o avião deveria sobrevoar mais por cima do continente. porém ele foi beirando o mar, passando por cima dos alpes e consequentemente sofrendo o acidente. As causas ainda são desconhecidas.
Sabe-se também que o avião sumiu dos radares ao alcançar uma determinada altitude. Como os radares ficam no solo, estamos supondo que houve interferência do solo e da neve, uma vez que os radares de avião funcionam a partir de ondas de rádio. Na verdade existe um site onde você pode verificar o tráfego aéreo ao vivo. O nome do site é: flightradar24.
Apesar da companhia ter descartado, a hipótese de sequestro do avião ainda não foi desmentida, apesar de não haver sentido você sequestrar um avião para fazê-lo se chocar contra os alpes.
Considerando os 10 anos de experiência do piloto, o que aconteceu tem grande probabilidade de ser um grande imprevisto. Alguma falha no equipmento deve ter impossibilitado o controle manual e automático da aeronave, fazendo com que a mesma entrasse em queda livre. O avião tende a esquentar e entrar em ignição quando isso acontece devido a alta velocidade de descida e o atrito com o ar, o que explica a pulverização da carcaça.
Mas ainda há muito o que ser investigado. Fiquem de olho nas notícias para mais informações a respeito da queda do avião. Por hoje é só.
Paz para as pessoas que faleceram.
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