sexta-feira, 22 de abril de 2016

Hardcore Devel #59 - No mundo da gerência

Então, a minha rotina mudou, então eu estou descobrindo coisas novas.


Uma delas é a gerência de TI.
E sinceramente, isso é um porre. Dá pra entender porque é assim mas certamente é um porre. Todo gerente é alucinado com tempo e prazos para a execução de serviços, então eles criaram isso. ITIL é um método de gerência de TI para o desenvolvimento de serviços e melhoria de produtos que funciona mais ou menos da seguinte forma:
  • O usuário tem um incidente com o programa
  • Uma coleção de incidentes aponta um problema no software
  • Esses problemas são passados para os desenvolvedores fazerem mudanças
  • Um pacote de mudanças gera um nova versão do Software
Isso é bastante interessante pra galera que desenvolve, então agora a gente vem e estraga isso. Os incidentes tem um tempo para serem solucionados. E quanto mais críticos forem os incidentes mais rapidamente eles tem de ser solucionados pois esses incidentes podem travar o trabalho das pessoas, e quando as pessoas não trabalham, as empresas não ganham dinheiro.

E pra piorar, esse mundo da gerência criou tantas siglas quanto a galera de redes foi capaz também de criar, e as vezes as coisas misturam entre português e inglês se você trabalha no Brasil. Provavelmente devem misturar se você trabalha com TI em outros países porque esse tipo de coisa só tem em informática: Misturar um monte de línguas no mesmo ambiente.

Mas existem algumas coisas interessantes nessa organização criada pelas métodos de gerência, A idéia de relatos de incidente na forma de ticket. Tanto é que muitos softwares, até mesmo open-source utilizam essa idéia pra poder criar mudanças de acordo com a demanda das pessoas que utilizam.

Eu não sou muito fã, mas é útil aprender algumas coisas disso pra entender como os gerentes pensam e como isso pode te ajudar.


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