Essa é uma batalha que vai durar para a vida toda. Sempre uma galera tentando se mostrar superior que a outra.
Mas será que é tão difícil de ver que as duas são necessárias?
Acredito que sim. Deve ser difícil pra cacete, porque as pessoas não conseguem conceber o quão necessárias elas são. Provavelmente porque não conseguem perceber as relações básicas de oferta e demanda da microeconomia e todas as comparações são feitas baseadas em médias de notas.
E apesar de vermos pessoas tendo um espírito mais esportivo e brincando com personalidades gerais de ambas as áreas de conhecimento, ainda tem gente que mesmo brincando ainda possui esse preconceito arraigado. Não sei dizer se é recalque ou o que, mas que ele existe, existe.
Aí vem aquele cara que fez exatas falando de Cálculo é foda. Cálculo é isso e aquilo. Estatísticamente cálculo é a matéria que mais reprova pessoas nas faculdades de exatas, mas a culpa é do cálculo ou é das pessoas?
Eu posso estar errado, e podem até me crucificar por cursar ciência da computação e dizer isso, mas nenhuma das matérias é tão difícil quanto parece, isso não significa que elas são ridiculamente simples, na verdade a facilidade delas está apenas relacionada a quantidade de empenho que você emprega nelas. Cálculo é foda simplesmente porque as pessoas não estudam.
- Ah, mas e as pessoas que estudam e que não conseguem passar?
Eu diria que existem duas hipóteses aqui: Ou a pessoa realmente não tem muia aptidão o que faria com que ela levasse muito mais tempo para realmente absorver um conteúdo, ou a pessoa realmente tem algum problema que a impede de passar pelo sistema cruel e seja o tipo de pessoa cujo racioncínio congela se colocada sob a pressão de uma prova.
Ainda assim a regra é válida, e a prática geralmente leva a perfeição, só que fica a pergunta: Por que Cálculo I é tão difícil e Linguística I é tão fácil?
A resposta é simples: Você pratica português todo o dia.
Você fala, lê, escreve, ouve majoritariamente em português, a não ser que você seja estrangeiro. Apesar da matemática ser uma linguagem, ela é muito menos apreciada naturalmente como qualquer outra linguagem natural. Então você está sempre praticando esse tipo de linguagem. E esse aprendizado é potencializado nas faculdades de humanas onde a pessoa tem ainda mais incentivo para estudar e praticar as matérias que estão presentes a todo o momento no dia a dia.
Você não precisa calcular o escoamento da água da torneira para encher o seu copo de água. Também não precisa calcular as diferentes velocidades do seu deslocamento daqui até a padaria. Muito menos precisa ficar cortando uma folha ao meio infinitamente. Resumindo: A matemática mais avançada é muito menos cotidiana.
E a falta desse cotidianismo se reflete em taxas de reprovação em outras matérias também como embriologia ou físico-química. Isso não é uma exclusividade da matemática.
Posso estar errado quanto a isso e tudo ser uma questão de muitas pessoas realmente não terem o dom da matemática, mas ainda acho que a dedicação dada aos cursos de exatas é muito menor pelo fato de não estarem mais intimamente ligados com o cotidiano, gerando esse efeito completamente desnecessário e contorcido de superioridade.
Ainda acho curioso como as pessoas se acham superiores mesmo com notas mais baixas. Vai entender...
Nenhum comentário:
Postar um comentário