Alguns contos meus são obras de ficção, não são coisas com as quais eu necessariamente concordo, mas hoje um evento na internet nos força a nos posicionar por uma questão de humanidade. O Monark, do Flow Podcast, um Podcast que eu curto porque teve muita história interessante que foi contada lá, resolveu dizer que acha que deve ter um partido nazista no Brasil.
E acho que antes de começar a falar, acho importante começar pegando o contexto da coisa, que diz respeito a legitimidade do partido comunista no Brasil. E em um dado momento, o Kim Kataguiri tentando demonizar os partidos comunistas que hoje existem, coloca que não existe um partido nazista (apesar de existir um não oficial). Tentando criar uma analogia entre o Comunismo e o Fascismo para que ambos sejam proibidos ou permitidos. O Monark então solta a sua pérola falando que deveria ter um partido comunista no Brasil.
E a idéia do Monark é que seja permitida a tolerância total a qualquer tipo de idéia, por mais absurda que seja. E que se uma idéia existe, devemos debater também a idéia oposta a ela. Ou seja, se dizem que a terra é redonda (fato), tem que escutar quem tem opinião diferente, seja ela a terra sendo plana, em formato de rosquinha, em formato de garrafa de Klein ou o que quer que seja. Se existem partidos que debatem diferentes idéias, tem que ter um partido que coloque Fascismo também em pauta. Só que, a idéia da Terra plana já é ruim porque ela é negacionista da ciência o que já é extremamente perigoso, mas a idéia do Facismo ela não é péssima, ela é desumana, ela é absurda, ela atenta contra a vida de quem não opina, e até mesmo contra a de quem opina.
Então, sim, eu sou Anti-Fascista.
Mesmo se fosse uma escolha emocional, você pode demonstrar que também é uma escolha lógica, e aí a gente volta no paradoxo do Karl Popper. Se você for tolerante com uma idéia que vai exterminar a sua, você provavelmente vai ter problemas se essa idéia em algum momento ganhar corpo. Então não tem essa. Brotou Fascismo, tem que rechaçar.
Isso se aplica a outras idéias também.
Racismo é simplesmente uma forma mais genérica do que o Fascismo faz. Idéia racista mata, e é por isso que a gente tem que combater isso também. Imagine só se os racistas decidem que você é o próximo alvo?
- Ah mas e o Comunismo que matou muito mais!?
O problema é que o Comunismo não prega higienização, não prega supremacia de uma raça. Os desastres humanitários que foram feitos no nome de um autoritarismo, que obviamente não é comunismo pois este é uma utopia onde não há governo, foram cruéis, mas foram feitos sob um contexto de soberania. Não era uma questão de dominar o mundo e implementar a supremacia branca, e sim de eliminar opositores políticos, o que também é uma coisa horrenda, logo o autoritarismo que persegue pessoas também deve ser rechaçado sempre.
O Racismo sim merece ainda mais destaque na mídia. Os eventos que se passaram na África e na América quando os europeus começaram sua peregrinação de colonização, foram genocidas e etnocidas. Então a gente não pode ser conivente com esse tipo de coisa, e tem que rechaçar, repudiar e etc.
Mas a gente tem que ser esperto. Não pode cair na arapuca dos algoritmos das redes sociais. Vamo com calma, e vamo com razão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário