sábado, 21 de dezembro de 2024

Sergio Sacani e o Conflito de Uso de Espaços Públicos

 A essa altura do campeonato eu acho que todo mundo sabe quem é Sergio Sacani, o que ele falou sobre palestrar na UFSC, já deve ter ido ver o vídeo da palestra pra saber se teve invasão e os caralho a 4. O que eu vejo em discussão é uma disputa de tecnicismo e detalhismo que, honestamente, é uma bosta. Desconsideram completamente o princípio da caridade argumentativa, e simplesmente ficam dois lados tentando disputar narrativa.

O Sergio fala "porrada" mas vamo combinar que certamente o cara não ia sair no braço com um monte de estudante. Nenhum dos dois lados é burro o suficiente para tal pq no final sabem que vai virar noticia no jornal e vai ficar feio pros dois. Já virou notícia porque o Sacani foi chorar lá no podcast que a galera não queria que a mesa acontecesse, e que é um absurdo que a galera não quisesse. Eu já vou explicar que é choradeira, mas ficar pegando no tecnicismo que não houve porrada e que ele devia escolher melhor as palavras é quase jogar sujo. Não é muito difícil de compreender que houve um conflito menor com uma pequena manifestação, e que de fato queriam, senão impedir a mesa de acontecer, pelo menos que fossem ouvidos e virassem notícia. Então meio que o Sergio acaba dando palco pra galera que foi pedir diversidade na mesa? De certa forma sim.

Mas de novo. Não vamos nos ater ao tecnicismo dos fatos como cães gulosos por expor hipocrisias porque senão vem um cavalo falando que a PEC 221 tá errada aritiméticamente, e o cara não entende que é pra acomodar hora extra e não explorar um trabalhador até a exaustão com elas, mas vamo lá.

quarta-feira, 4 de dezembro de 2024

A Descriminalização do Aborto é Necessária

Eu não vou marcar esse episódio como polêmica porque não tem polêmica aqui. Criminalizar o aborto nos poucos casos onde ele já é permitido é um retrocesso em termos de direitos das mulheres. A Câmara dos Deputados vem tentando milhares de formas de fazê-lo, e a forma mais recente é através da PEC 164, do Eduardo Cunha que já foi até cassado, mas ta aí o projeto dele. Antes nesse ano tentaram passar o projeto de lei PL 1904, que foi rechaçado fortemente no congresso e pela população. Ainda assim as casas legislativas insistem em passar coisas que vão contra os desejos dessa mesma população. Não era pra esses caras representarem a gente?

A menos disso, as pessoas precisam entender que a descriminalização do aborto não é uma propaganda para que pessoas que gestam abortem suas crianças. Qualquer pessoa que disser que está contra a descriminalização por estar defendendo a vida de fetos ainda em formação está simplesmente mentindo porque, como todo mundo já sabe, abortos vão acontecer quer a legislação queira ou não. Esse tipo de argumento pode ser um pouco fraco porque vai na mesma mão de: "As pessoas vão matar mesmo que esteja na lei que não pode, então tira da lei que não pode matar." Só que você tem que tomar cuidado pra não cair numa falsa analogia porque um feto tem muitas particularidades que uma pessoa nascida não tem.

Para além de todas as estruturas de um corpo humano que não estão completamente formadas até um determinado estágio, a vida do feto depende da pessoa gestante ao qual ele está atrelado. Naturalmente depende menos conforme as estruturas vão se formando ao ponto de ser possível que um bebê com 7 meses de gestação venha saudável e sobreviva fora do útero com os cuidados de uma UTI Neonatal. Só que não dá pra fingir que não há vínculo entre feto e gestante. Gestantes mais saudáveis mantêm bebês mais saudáveis dentro de si. Isso não quer dizer que uma pessoa que tenha uma determinada doença não possa gestar, mas sim que há um risco para a criatura sendo formada caso a saúde da pessoa formadora não esteja em dia.