Nossa, eu odeio isso. A frase podia ser só "Seja grato pelas coisas." e fim. Porque gratidão é algo importante, e a gente as vezes não pára pra analisar o quanto a gente tem que ser grato só pelo fato de ter comida na mesa, mas é um pouco questionável também porque você de fato não tá recebendo isso de graça. Você está consumindo um monte de serviços - injustamente remunerados, diga-se de passagem - mas teoricamente por um preço justo. E aí a gente vai falar de gratidão? Pelo que? Qual é a graça que realmente estamos atingindo. E talvez a gente tenha que falar um pouco do significado de Graça também.
E tem alguns significados aqui pelo Michaelis:
- Ato de benevolência ou favor que se faz ou se concede a alguém; benesse, mercê: O dono do restaurante concedeu a graça àquele pobre homem de almoçar lá todos os dias até que arrumasse emprego.
- [TEOL] Dom sobrenatural ou socorro espiritual concedido às criaturas por Deus para conduzi-las à salvação, para a execução do bem e para a santificação; bênção, dádiva: “Se despia aos poucos dos seus pecados para aparecer puro aos olhos de Deus e poder merecer a graça de se vestir com as vestes dos sacerdotes. Pensava mesmo em arranjar um lugar de vendedor de jornais para fugir do pecado diário do furto” (JA).
- [TEOL] Dádiva concedida a alguém, independentemente de prévio merecimento: O rapaz conseguiu a graça de arrumar um novo emprego em menos de um mês.
- [TEOL] Bondade de Deus, que concede ao homem favores, mercês: “E onde está esse teu pai inglês, que faz ele? – Vive na Inglaterra, não temos notícias há muitos anos. – Na companhia da senhora tua mãe, naturalmente. Diz-me lá. – Não, Monsenhor, minha mãe vive cá na Bahia, com a graça de Deus, e é professora das primeiras letras” (JU).
- Estado de quem está em contato com Deus, pela ausência de pecado: Acho que ele morreu em estado de graça.
- Sentimento de estima em relação a alguém; amizade, apreço: Aqui nesta vila sou feliz, pois tenho a graça de todos os moradores.
- Encanto ou airosidade de uma pessoa, no modo de falar ou de comportar-se; graciosidade: “A viveza, a graça e o espírito da encantadora menina tinham feito desaparecer meu natural acanhamento, nós estávamos como dois antigos camaradas, quando fomos interrompidos em nossas travessuras por um outro menino que para nós corria chorando” (JMM).
- Nome de uma pessoa: Qual é a sua graça?
- Pronome de tratamento reverente para duques, duquesas e arcebispos: Vossa Graça deseja mais alguma coisa?
- Aquilo que é divertido ou que faz rir; brincadeira, palhaçada: Mesmo depois de adulta, continua a fazer graça.
- Característica de quem é engraçado, de quem tem humor: Conta piadas com muita graça.
- [JUR] Prerrogativa de clemência exercida por um representante da justiça, dirigida a uma determinada pessoa; perdão.
Então a gente já notou que graça é uma coisa boa e em geral está relacionada a alguma outra pessoa. Porra, como e você tá me pedindo pra ser grato só porque eu consegui ter algo que outra pessoa não teve? Na verdade a unica coisa que eu posso agradecer nesses casos é a minha herança que me permitiu estar na posição de conforto que eu tenho hoje. E sabe qual é o grande problema? É que eu não faço a mínima idéia de onde vem essa herança. É uma herança que eu não saberia sequer como resgatar porque o sistema não quer que eu a resgate. Como é que eu vou ser grato por uma coisa que eu nem sei se realmente vale a pena?
Não, obrigado.
Não há pelo que ser grato. Não há gratidão em estar mal só porque outras pessoas estão em uma situação pior. Não há gratidão em não poder ajudar outras pessoas. Não há gratidão a outras pessoas cuja intenção de te ajudar em geral é pra resolverem seus próprios problemas. Em outra palavras, não há como ser grato em um mundo que não te dá alguma graça.
Há de se questionar se realmente a graça realmente deveria ser concedida. Afinal de contas, todo mundo tá sofrendo. - "Vai conceder graça a alguém? Não! Ele que sofra como todo mundo!" - Isso é uma puta visão vingativa que nos afasta completamente dos nossos conceitos de humanidade. Se os conceitos de humanidade estão na fraternidade e no apoio a outros seres humanos, querer que outra pessoa esteja na merda só porque você está na merda não passa de egoísmo vingativo. Você poderia até argumentar que os recursos são escassos e que a outra pessoa apenas quer facilitar o lado dela. É o argumento que a gente muitas vezes usa pra não dar uma esmola na rua.
E é foda que em algum nível isso é verdade para a população que realmente está na merda. Se você pede ajuda a alguém que não pode ajudar, naturalmente você não vai ter ajuda. Então obviamente a gente se pergunta, quem diabos pode então conceder graça? A resposta mais escrota é: "qualquer um que tenha recurso"; mas a resposta verdadeira é: "qualquer um que acumule recursos.", porque não há como você ter recurso para conceder graça se você não os estiver acumulando. Caso contrário, muito provavelmente você vai estar gastando tudo o que tem.
Então, é muito escroto você ter que se contentar porque você teve a chance de ter alguma coisa que o outro não tem e não poder convidá-lo. Não faz sentido num mundo onde se produz tanta riqueza, ter tanta gente pobre. A idéia de justiça de que as pessoas tem que sofrer igual a geração anterior é simplesmente ridicula, primeiro porque o avanço da tecnologia sempre vai dar vantagens as novas gerações, e segundo porque não faz sentido nenhum a gente facilitar o trabalho e não nos emanciparmos dele. A romantização do trabalho como sendo a razão principal pela qual temos que agradecer a outros é simplesmente esdruxula porque trabalho sempre existirá. As gerações mais novas jamais terão algo a agradecer as gerações anteriores enquanto estas não derem graça de fato as gerações mais novas.
E mesemo assim, com todo mundo na vala, vocês ainda querem que a gente agradeça? Pelo que!?
Nenhum comentário:
Postar um comentário