De quando em quando o debate sobre a liberdade de expressão se reacende, geralmente porque alguém falou alguma coisa bem loka ou bem extremada, mas é sempre um debate importante, e eu meio que já desenhei porque o debate é importante nesse post, mas de forma resumida, palavras podem influenciar pessoas a fazer coisas que elas não fariam se não fossem inflamadas por determinados discursos.
Mas da mesma forma, eu sou mais inclinado a uma liberdade de expressão quase irrestrita. Eu traço a minha linha ao redor de argumentos negacionistas, que negam o estabelecimento da ciência atual. Terra plana, Anti-vacina, esse tipo de coisa. Acho que as pessoas tem o direito sim de questionar a ciência atual, mas pelo menos com base em algum argumento que faça algum sentido, até porque se tem uma coisa que o cientista faz muitas vezes é questionar a própria ciência atual. Afinal de contas, pra avançar a ciência, só questionando-a.
Então, eu vou supor que já entendemos que censurar dizeres públicos é varrer o problema para debaixo do tapete, nada deve ser censurado. A fala racista não deve ser censurada, a fala homofóbica não deve ser censurada. Creio que a palavra chave aqui é a responsabilização das pessoas que proferem esse tipo de coisa.